Kung Hei Fat Choi

2.2.06
O ano de 2006 será o ano chinês do cão do fogo. O dia de Ano Novo foi dia 29 de Janeiro de 2006, pois corresponde ao primeiro dia do calendário lunar (Lua Nova). De acordo com os registos, será o ano 4703 chinês, pois a origem do calendário está baseado na data da ascensão do primeiro Imperador da China - o Imperador Amarelo.
No calendário chinês, cada ano é dedicado a um dos doze animais que responderam ao apelo de Buda. Conta a lenda que Buda decidiu reorganizar a nação e marcou uma reunião com o reino animal. Contudo, apenas 12 animais (rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão, porco) compareceram. Então Buda honrou-os atribuindo um ano de acordo com a ordem da sua chegada. Assim, o ano assumiria as características do animal. Além do tipo do animal, o ano chinês combina também os cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) e o estado de Yin ou Yang. O ano de 2006 será o ano do Fogo.
O Ano Novo chinês, tal como o Ano Novo ocidental, é um perí­odo que marca a mudança. É um período importante para as reuniões familiares e visitas aos amigos e parentes. Este período realça, mais do que qualquer outro no calendário chinês, a importância das ligações familiares. O jantar de Ano Novo em família é de extrema importância e, de acordo com a tradição, mesmo que a pessoa não possa comparecer, é mantida a sua cadeira simbolizando a sua presença. A comida deve ser preparada dias antes e em grande abundância: peixe simbolizando a unidade, galinha simbolizando prosperidade, pudins de arroz gelatinosos, zong zi (arroz gelatinoso envolvido em folhas de bambu), man tou (pão cozido com vapor), entre muitas outras iguarias... As casas ficam decoradas com lanternas vermelhas, flores e frutas...
São geralmente partilhados presentes entre os familiares, amigos e conhecidos - geralmente chá e frutas. As crianças e jovens recebem geralmente um envelope vermelho Lai-See contendo dinheiro para boa fortuna.
Tal como se diz usualmente na passagem do ano chinês:
"Kung Hei Fat Choi" a todos !!!

1 comentário:

Filipa disse...

:)

*Ai* que saudades!